quarta-feira, 30 de maio de 2018

Brasilianista busca revelações sobre ditadura em 100 mil documentos dos EUA


James Green lidera o projeto Opening the Archives, que já digitalizou 35 mil documentos sobre a ditadura no Brasil. Foto: AF Rodrigues/Agência Pública
Naira Hofmeister
Da Agência Pública
Em visita a Porto Alegre, o pesquisador James Green, da Universidade Brown (EUA), fala do recém-descoberto telegrama de Geisel e da relação do governo americano com a ditadura brasileira
Diretor de um dos mais importantes centros de estudos sobre o Brasil no exterior, na Universidade Brown (EUA), James Green lidera o projeto Opening the Archives, que já digitalizou 35 mil documentos sobre a ditadura no Brasil – e vai pedir ao Departamento de Estado a liberação dos cerca de mil papéis censurados encontrados entre eles. O objetivo é localizar documentos relevantes, como o telegrama da CIA sobre o general Geisel recentemente descoberto por Matias Spektor, pesquisador da Fundação Getulio Vargas. No documento encontrado por Spektor, o então presidente Geisel diz que o Planalto autorizaria diretamente as execuções, que deveriam se limitar aos “subversivos mais perigosos”.
“Não houve bons e maus, ou maus e piores entre os ditadores brasileiros”, diz Green sobre Geisel, visto como o general da abertura, em oposição a uma ala mais dura do regime.

terça-feira, 29 de maio de 2018

O desastre americano da Petrobras, por André Araújo


O desastre americano da Petrobras, por André Araújo
As empresas estatais de petróleo foram criadas para exercer uma função estratégica na economia de seus países. São 13 estatais que estão entre as 20 maiores petrolíferas do mundo, sendo que nesta lista as 4 primeiras são estatais. O objetivo central para o qual essas companhias existem é atender às necessidades econômicas DE LONGO PRAZO de seus países, fazem parte da politica de Estado, da defesa de seus recursos energéticos, ao mesmo tempo que geram compras e empregos no Pais. Elas são, portanto, instituições nacionais e não simples firmas comerciais e são geridas como um fundamental ativo de cada Pais.
O critério vale tanto para países que dependem da exportação de petróleo como a Arabia Saudita (SAUDI ARAMCO), Kuwait (KUWAIT OIL CO.), Irã (NIOC-NATIONAL IRANIAN OIL CO.), Iraque (IRAQ NATIONAL PETROLEUM CO.), Angola (SONANGOL), como de paises emergentes de economia diversificada como México (PEMEX), Algéria (SONATRACH), Rússia (RUSSNEFT), chegando a países ricos como a Noruega onde opera a grande estatal de petróleo, a STATOIL, são companhias  que servem a um projeto nacional ,  não podem servir ao mercado financeiro ao mesmo tempo porque as estratégias e os objetivos são completamente diferentes.
Ao listar a PETROBRAS na Bolsa de Nova York, o grupo de neoliberais que dominava o Governo FHC pretendia exatamente isso, tirar o papel estratégico da PETROBRAS, já que para essa ideologia até a própria noção de Projeto Nacional era obsoleta. Para o mercado financeiro global a única referência é o lucro, nacionalismo é coisa do passado, o mercado é tudo, analise que a História desde 2008 já demonstrou que é uma fantasia de lunáticos.

Na ausência de Lula, um país sendo destruído aos poucos, por Sergio Medeiros


Na ausência de Lula, um país sendo destruído aos poucos. O Vazio de poder e a ameaça das Corporações
por Sergio Medeiros
A ingerência política das corporações, que foi determinante no impeachment da Presidenta Dilma, e mais recentemente, na prisão de Lula, tem como centro a demonização da política e como subproduto, seu próprio fortalecimento, o qual, sem controle, esta destruindo o país, pois ausentes ressalvas a sua atuação.
Eis a grande questão a ser solvida.
A fragmentação do Estado brasileiro e o aproveitamento desta fragilização, pelos grandes atores econômicos e transnacionais, não se dá por acasomas as condições para este verdadeiro saque, dentre outros fatores, são proporcionados pela ascensão ao poder das Corporações Públicas, que ao extrapolarem sua esfera de poder, esgrimem sua desenvoltura nas formas mais disparatadas e irracionais possíveis, demonstrando uma falta de responsabilidade no trato da coisa pública, contribuindo de forma decisiva para a derrocada dos pilares que sustentam o estado.
Subvertem a forma e o necessário equilíbrio entre os poderes, e,  assim agindo, proporcionam que em meio ao caos gerado, os mercadores do ódio e os saqueadores dos bens públicos possam agir com desenvoltura.
O único freio e contrapeso possível esta trancafiado na prisão, Lula e sua ênfase na politização da sociedade como forma de transformação e evolução coletiva.
Feitos estes apontamentos, passo a gênese da diluição e desempoderamento do Estado.   
Os governos do Partido dos Trabalhadores, sempre tiveram como meta fortalecerem as instituições, ou, usando um neologismo da moda, as empoderarem.

Divididos, perdemos tudo: o multilateralismo efetivo é a única maneira de continuar avançando, por Angel Gurría

no Project Syndicate
Divididos, perdemos tudo: o multilateralismo efetivo é a única maneira de continuar avançando
por Angel Gurría
Tradução de Caiubi Miranda
PARIS - A cooperação internacional está sujeita a grandes tensões. As vozes que defendem o protecionismo e o nacionalismo estão ganhando força. Cada vez mais, os governos perseguem seus objetivos políticos por meio de medidas unilaterais e ad hoc, em detrimento da colaboração multilateral.
Apesar dessa realidade, a cooperação internacional eficaz continua a ser a melhor maneira de melhorar nossas economias em nossas vidas diárias. A troca automática de informações financeiras de acordo com a norma comum promovida pela OCDE permitiu que governos de todo o mundo levantassem cerca de 85.000 milhões de euros em receitas fiscais adicionais, fundos que podem ajudar a financiar melhores políticas sociais. Sob a Convenção de Suborno da OCDE , o suborno em transações comerciais é agora uma ofensa criminal em 43 países. E graças ao Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) da OCDE, 72 países podem tomar decisões mais bem informadas sobre as políticas e políticas educacionais que determinam o futuro de nossos filhos. 
Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios que as instituições multilaterais trazem para as sociedades modernas. Mas o valor do multilateralismo transcende qualquer programa ou política em particular.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Além de Justiça, Itamaraty aceita cooperação de EUA em setores estratégicos do Brasil


Comitiva norte-americana fechou acordos para o Brasil compartilhar dados e tecnologia, além de investigações

O vice-secretário de Estado dos EUA, John J. Sullivan em lançamento do Foro Permanente de Segurança Brasil-Estados Unidos - Foto: Wilson Dias/ABr
 
Jornal GGN - A visita do vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, John J. Sullivan, ao Brasil, nesta terça-feira (22), parecia tratar das recentes posições de ambos os países ao não reconhecer as eleições na Venezuela, que garantiram no último domingo (20) a vitória de Nicolás Maduro.
 
Mas o resultado do encontro com o embaixador Marcos Galvão, que substituiu Aloysio Nunes na agenda do Itamaraty, trouxe outro anúncio, ainda mais impactante para as relações internacionais e a soberania brasileira: a criação de um Foro Permanente de Segurança Brasil-EUA. 

Golpe extingue poupança de 26 bi, que Lula havia criado para o povo brasileiro

Primeiramente, #LulaLivre #LulaAmor #ForaTemer

Aos fatos...

Golpe extingue poupança de 26 bi, que Lula havia criado para o povo brasileiro


A Noruega tem seu Fundo Soberano, agora reforçado pela aquisição, a preço de banana, de placas e plataformas do pré-sal antes pertencentes ao povo brasileiro, que agora financiarå o bem-estar, a previdencia, a saúde e a educacão...dos noruegueses que, face a poupança construida as custas da rapinagem imperialista, não tem problemas ligados a criminalidade....
Lula se inspirou na experiência norueguesa para criar nosso Fundo Soberano....sintomåtico que, um dos primeiros atos de Henrique Meirelles tenha sido limpar o cofre do Fundo Soberano...já havia alguns bilhoes de reais na poupança que Lula criou para nós povo brasileiro...
A Nigeria tambem tinha seu Fundo Soberano mas, tendo sofrido a mesma rapinagem dos abutres imperialistas - inclua-se aqui a Shell - tambem perdeu seu FS....hoje a Nigeria que, como o Brasil, teve a infelicidade de descobrir seu pre-sal, tem alta producao de petroleo mas nada que pertenca aos nigerianos e sim a Shell e outras petroleiras gringas...a "honestissima" Shell, a quem Carmem Lucia prometeu, num jantar, prender Lula, foi pega dando propina de 1 bi ao presidente nigeriano...
Lå como cå, as ruas foram tomadas por manifestoches contra a corrupção.....e o que se viu na sequencia foi a rapinagem internacional se apoderando do patrimonio dos nigerianos, sendo que, para estes, restou apenas a fome, a violencia e a poluição ambiental...
A Nigėria ė aqui

Autor: José Carlos Lima

A propósito, segue post sobre o tema....

Medida provisória de Temer extingue fundo soberano




Jornal GGN - Michel Temer por meio de medida provisória (MP) extinguiu ontem, dia 21, o Fundo Soberano do Brasil (FSB). Na prática, o que Temer faz, é extinguir a poupança do país, que tinha como objetivo aumentar a riqueza, estabilizar a economia e promover investimentos em ações e projetos de interesse nacional.
Segundo a MP, os recursos do FSB serão usados para pagamento da Dívida Pública Federal. E a sangria já foi feita no Fundo Fiscal de Invstimento (FFIE) no início do mês, com resgate feito pelo governo de R$ 3,5 bilhões, também para usar nos juros da Dívida Pública. Esses recursos do FFIE são do Fundo Soberano, junto com recursos do Tesouro Nacional, títulos públicos de empresas tais como Banco do Brasil e Petrobras, e outras aplicações financeiras.

A extinção do Fundo Soberano faz parte do pacote de maldades do governo, anunciadas em fevereiro. O Fundo Soberano tinha R$ 26 bilhões no final do ano passado, e o Tesouro Nacional já trabalhava na venda das açoes do fundo para embolsar os recursos e encerrá-lo.



Golpe entrega petróleo de graça no melhor momento do petróleo

Primeiramente, #LulaLivre #LulaAmor #ForaTemer

Aos fatos...

Golpe entrega petróleo de graça no melhor momento do petróleo




O petróleo entra em uma nova era de ouro, com a disparada nos preços no mercado internacional; o barril já está sendo negociado a US$ 80 o barril e especialistas não descartam que chegue a US$ 100 em 2019; o Brasil ficará fora da festa, porque o governo do golpe está entregando o pré-sal na bacia das almas, praticamente de graça para as grandes petroleiras internacionais; a petroleiras arrematam os campos de exploração a aproximadamente US$ 1 dólar o barril e poderão vender o petróleo até por US$ 100 o barril. Os bilhões arrecadados com os leilões vão quase todos para os bancos e os rentistas, alimentando o pagamento dos juros da dívida pública

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Xadrez das instituições que se desmancham no ar, por Luis Nassif

As Instituições são hoje puxadinhos dos interesses de uma casta suicida e do atraso, quando deveria caber à população a sua soberania sobre as mesmas, bem como também sobre esses monopólios privados anti-vida...

A propósito, segue excelente postagem de Luis Nassif sobre o tema:

A homília do Papa Francisco, ontem no Vaticano, é uma catilinária contra o pacto mídia-Justiça na política.
Criam-se condições obscuras para condenar uma pessoa. Esse método é muito usado hoje também na vida civil, na vida política, quando se quer fazer um golpe de Estado".
A mídia começa a falar mal das pessoas, dos dirigentes, e com a calúnia e a difamação essas pessoas ficam manchadas. Depois chega a justiça, as condena e, no final, se faz um golpe de Estado”.

Essa instrumentalização do povo é também um desprezo pelo povo, porque o transforma em massa. É um elemento que se repete com frequência, desde os primeiros tempos até hoje.  O que aconteceu? Fizeram uma lavagem cerebral e mudaram as coisas. E transformaram o povo em massa, que destrói."
Papa Francisco
O papa só assistiu o início do filme. Quando descobrir o filme completo, nem exorcismo e reza brava para resolver.
O roteiro completo é o seguinte:

Comentários ao post Sobre pensadores que ignoram a existência do imperialismo americano

Bom post

O imperialismo não é americano.
O império americano é súdito do império inglês, esse sim, o real imperialista.
Aliás, imperialismo é próprio de realezas.

A partir do seu gancho fui novo

A partir do seu gancho fui dar uma olhada..,..pura verdade.....nasceu ali....agora me vem a cabeça Karl Marx, que nasceu na prússia mas se tornou apátrida e terminou por adotar Londres como sua moradia....aquilo lá terminou virando seu laboratório....ele Marx estudou o imperialismo ali na fonte onde o imperialismo, como você aponta, nasceu..

@Amoraiza, o seu comentário

@Amoraiza, o seu comentário me abriu as portas para uma coisa que....quer dizer...uma tempestade de idéias...vou deixar rolar prá ver no que vai dar....vou dar vazão a isso e, como se trata de tempestade ou toró de idéia ou brainstorming, talvez aqui não seja o espaço adequado...talvez seja o caso de fazer , no privado, uma carta a spin curadora Márcia Denser....tenho que propor um tema para ela...algo que tenha a ver com encontro e desencontro....e escrever uma novela que, depois virou conto que, depois virou carta, que depois virou algo minimal: pode ser uma frase....
Escrever sobre o imperialismo da inglesa Shell e outras pessoas juridicas....
Da relação entre imperialismo e exploração praticada pelas empresas situadas nas cidades
Da necessidade de o povo exerceer sua soberania sobre as empresas situadas nas cidades....e também sobre as Instituições e Órgãos de direito público....
Talvez eu tenha acabado de esboçar meu projeto para a curadora a La Denser....mas há um porém: há um limite para o tamanho dos escritos a serem enviados a ela....talvez eu deva procurar um médico para o qual eu possa escrever sem limites, ou seja, da forma como, às vezes, escrevo: descambado..
Vou ver isso...
Fui.....




Império Britânico, via Grupo Escolar





O Império Britânico ocorreu em um período de grande domínio da Inglaterra. Esse período foi considerado o mais importante dentro do contexto da expansão territorial e política de uma nação no mundo.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Comentários ao post sobre pensadores que ignoram o imperi(a)lismo

https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-da-teoria-conspiratoria-para-sergio-fausto-e-celso-rocha-barros

Entender o que é imperialismo

Entender o que é imperialismo, interesse nacional e geopolítica: disciplina obrigatória focada na nossa continuidade como pais....para todos os níveis de educação e, tmbm para  funcionários públicos.....se bem que em tempos de "Escola sem partido", o que nos restou senão esses "pensadores" para os quais patriotismo é expulsar do aeroporto os do andar de baixo...aliás, de onde eles também estão sendo expulsos por força do sr. Bolso....a gasolina está sendo parcelada no cartão....por isso os americanos, inclusive os intelectuais, com raras exceções, como Chomsky, defendem o imperialismo como política de Estado: sabem que isso quer dizer mais grana no bolso....deles, claro...
Abri uma página onde postei artigos e videos sobre imperialismo

[...]ver mais
Grato,





Página da hora


Até salvei pra mim.
Tem informação à rodo e associações (links) importantes.
É no estilo do espanhol Eládio Fernandez ( vale a pena dar uma olhadinha )
Abraços


O amor é lindo!


Fiz um rápido spin na página novo

Fiz um rápido spin na página do Eládio....dá prá ir e voltar...como num carrosel e seu moto continuo....depois olho mais
Destaquei isso, que vi como uma narrativa = gestual sobre imperi(a)lismo nas relações sociais ou sexuais macho vs fêmea

Imperialismo: a ousadia de Lula desencadeou a guerra híbrida dos EUA contra o interesse nacional


Na imagem: Moro presta contas do golpe no Wilson Center, ligado à CIA

No Brasil, o juiz “tira o seu capacete de policial e investigador e põe a peruca para julgar o acusado”, o que seria uma grave violação dos direitos do indivíduo, acabando com um elemento fundamental, a imparcialidade do juiz, diz Geoffrey Robertson, advogado que afirma ter honra de representado em defesa de Lula junto a ONU (link no rodapé do post).

Entender o que é imperialismo, interesse nacional e geopolítica: disciplina obrigatória focada na nossa continuidade como pais....para todos os níveis de educação e, tmbm para  funcionários públicos.....se bem que em tempos de "Escola sem partido", o que nos restou senão esses "pensadores" para os quais patriotismo é expulsar do aeroporto os do andar de baixo...aliás, de onde eles também estão sendo expulsos por força do sr. Bolso....a gasolina está sendo parcelada no cartão....por isso os americanos, inclusive os intelectuais, com raras exceções, como Chomsky, defendem o imperialismo como política de Estado: sabem que isso quer dizer mais grana no bolso....deles, claro...



A ousadia de Lula

Os EUA preocupados com o avanço do Brasil em várias áreas, alguém tem dúvida que a partir daí que fora planejada a guerra híbrida que, como sabemos, resultou na prisão de Lula, sem que isso tenha significado o fim deste processo, pois outras lideranças continua sob perseguição cerrada do sistema midiático-penal servil aos interesses que não os do povo brasileiro e sim da sabotagem imperialista..,..aliás, bom sabermos que, tal como ocorreu no Iraque, após a invasão à aquele pais, a mídia nacional e internacional, atuando como porta-voz do império, usou e abusou de fakes sobre armas de destruição em massa, o que se soube depois, era uma forma de criar consenso perante a opinião pública à

Marxismo e imperialismo

Um artigo de 2007 mas atualíssimo:


John Bellamy Foster: Marxismo e Imperialismo

Vermelho reproduz aqui entrevista realizada por João Aguiar, estudante de sociologia português, para odiario.info com John Bellamy Foster, editor da revista Monthly Review e professor de sociologia na Universidade de Oregon, EUA.

João Aguiar (JA) - Neste ano de 2007 passam 140 anos da publicação do Primeiro Livro de O Capital. Na sua perspetiva, qual a atualidade dessa obra magna do pensamento de Marx para compreender a realidade contemporânea do capitalismo?

Bellamy Foster (BF) - O objetivo de Marx em O Capital era explicar o capital como uma relação social no máximo sentido dialético possível e descrever as suas leis de desenvolvimento. Eu penso que ele foi bastante sucedido neste aspecto. Ele próprio afirmou que as “melhores partes” do seu trabalho eram aquelas que se referiam à distinção entre valor de uso e valor de troca, entre trabalho e força de trabalho, e a análise da mais-valia como independente das formas particulares de lucro, juro e renda. Estas contribuições serviram para separar a sua análise dos economistas clássicos anteriores. Apesar disso, creio que foi o conceito de taxa de mais-valia (ou taxa de exploração) que se evidenciou como a maior conquista de Marx. Anexo a isto, eu enfatizaria as suas noções da incessante transformação da produção (requerendo uma divisão do trabalho cada vez mais detalhada), o exército industrial de reserva (ou a

O que é imperialismo

Do site Significados:


O que é Imperialismo:

Imperialismo é uma política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação dominante sobre outras.
Os primeiros exemplos de imperialismo como política de expansão territorial são o Egito Antigo (estado Hitita), Macedônia, Grécia e o Império Romano. Mais tarde, na Idade Média, os Turcos e o Islão foram grandes potências imperialistas.